quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mulheres querem queimar exemplares de 50 tons de cinza



Um grupo de auxílio às mulheres quer fazer uma fogueira com exemplares de “Cinquenta tons de cinza”, da escritora britânica E. L. James, e queimar também uma imagem que representa o personagem Christian Grey, informa o “The Guardian”. 

A convocação está sendo feita por Clare Philipson, diretora do Wearside Women in Need, uma instituição de caridade para vítimas de violência doméstica, que caracteriza o livro como “um manual de instrução para tortura sexual”.

“As pessoas dizem que somos lunáticas fascistas por querermos queimar os livros (o evento está marcado para 5 de novembro). 

Estava esperando um ícone feminino se pronunciar sobre esse lixo misógino, mas até agora ninguém falou. 

Então decidi tomar uma atitude”, afirmou a mulher que fará a fogueira em Washington, nos Estados Unidos, onde fica a sede da instituição.

O livro, considerado um fenômeno literário que já bateu recordes de vendas no Brasil, conta a história do relacionamento dominante e sadomasoquista entre o bilionário Christian Grey e a estudante Anastasia Steele.

“Haverá uma geração de jovens mulheres escutando outras mais velhas dizendo: ‘Que livro ótimo’. Essas meninas de 13, 14 anos vão pensar que isso é legal. Queremos chamar atenção para o que é realmente este personagem”, detona Claire.

Ao “Guardian”, Claire afirma que o livro se trata de violência doméstica. “Ele pega alguém menos poderoso e menos experiente, não muito confiante na área que está sendo introduzida e conta uma historinha. 

Depois, ele começa a fazer coisas sexuais horríveis com ela. Aos poucos ele muda os limites dela, normalizando a violência. É a mitologia de que mulheres gostam de se machucar”.

A organizadora do movimento diz que, apesar da mensagem do livro ser (nas palavras dela) que “se você amar o suficiente esse homem errado, ele vai melhorar”, em 30 anos trabalhando com mulheres que sofrem este tipo de violência a chance disso acontecer é mínima.

“Bem, você ficaria fisicamente traumatizada e potecialmente morreria. Você tem que se livrar dos Christians Greys do mundo”

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2012/08/24/internas_viver,392896/mulheres-querem-queimar-exemplares-de-50-tons-de-cinza.shtml

Nenhum comentário: